sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Praxes Semana de 15 a 19 de Novembro

Caloiros,

Como estiveram 3 SEMANAS sem ter praxe, vimos informá-los que esta semana que vem vão ter praxe todos os dias inclusive na Sexta-Feira.

Isto porque já não têm que estudar e não admitimos qualquer tipo de desculpa. Estão já avisados que quem não for à praxe esta semana as consequências não vão ser as melhores, porque os doutores esforçam-se por vocês e vocês são uns ingratos, por isso que ninguém falte, estão avisados.

A praxe começa segunda feira às 8.59h no Prometeu e vamos passar lista de presenças, ficam já a saber, por isso quem for este fim de semana a casa que esteja cá na segunda feira de manha.

8 comentários:

  1. http://blogdomata.blogspot.com/2010/11/maravilhoso-para-mostrar-o-discurso-de.html

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais é de muito mau tom transcrever artigos que são publicados noutros blog's, sem pedir autorização aos responsáveis pelos mesmos blog's.

    Em segundo lugar, somos nós, os doutores que convivemos com os nossos caloiros e não são vocês, daí nao saberem minimamente nada da nossa relação com eles.
    Os caloiros que vão à praxe, vão porque querem ninguém os obriga e se alguma dúvida subsistir podem perguntar a qualquer caloiro. Pensam que matamos alguém por não ir à praxe? Se vocês são anti praxe ng tem nada a ver com isso, assim como vocês não têm nada a ver com que vai e participa nas praxes por GOSTO, porque se quer DIVERTIR, INTEGRAR E PASSAR BONS MOMENTOS.

    Vocês quase de certeza que se são anti praxe não passaram por nada disto, porque se passasem saberiam bem que o discurso acima nao tem nada de intimidatorio, nem de ameaças.
    Só vai à praxe quem quer, que nós não vamos buscar ninguém a casa, muito menos aos anti-praxe, se é esse o vosso problema.

    Por último, NÃO ADMITIMOS QUE NOS JULGEM SEM SE QUER SABER O QUE SE PASSA, SEM NOS CONHECER E SEM SABER COMO SÃO AS NOSSAS PRAXES, POIS NUNCA TIVEMOS UMA ÚNICA RAZÃO DE QUEIXA.

    ResponderExcluir
  3. - Antes de mais o vosso blogue é público portanto posso vê-lo, transcreve-lo, criticá-lo e tudo o mais. Se não gostas ou se achas a critica injusta é outra coisa. Mas não é de mau tom.
    - Em segundo lugar é engraçada a distinção que fazes logo à partida: "somos nós, os doutores", "nossos caloiros". Distingues logo duas categorias de pessoas que seriam indistinguíveis se não fosse a praxe. E ainda por cima, revelas um sentido de propriedade sobre outras pessoas - "os nossos caloiros" - como se eles te devessem alguma coisa, ou fossem alguma coisa a ti para além de colegas.
    - Como a Sara Coimbra disse e muito bem, não preciso de ir à vossa praxe para saber o que é. Já vi muitas, em muitos sítios e são essencialmente sempre a mesma coisa. Por exemplo, a maioria das ciências sociais (psicologia, sociologia, antropologia,...) funciona assim mesmo. E como ela também acrescentou, aquilo em que se baseia a praxe é suficiente para se criticar.
    - Terceiro, não é por as pessoas aderirem alegres e contentes à praxe, como praxados ou praxantes, que eu acho que a praxe é "fixe". O tom autoritário da praxe, onde uns mandam e outros fazem, o tipo de "brincadeiras" que se fazem, o tom xenófobo, onde a diferença é motivo de exclusão (quem não quer ser praxado é muitas vezes empurrado para um canto) ou de gozo (cantam-se hinos homofóbicos e, por vezes, racistas, sempre de uma mentalidade sexista e muito machista), o carácter catártico e destruidor da personalidade de cada indivíduo, de uniformização das pessoas, dos seus modos de pensar e agir (e isto é muito visível sempre que se discute praxe com pessoas que praxaram ou foram orgulhosamente praxadas), da ausência total de um discurso construtivo ou de reflexão da sociedade, nem que meramente simbólico, etc, é suficientemente degradante para eu não gostar dela e decidir fazer um discurso crítico a ela.
    - Quarto, compreendo que não gostem de ouvir críticas às vossas práticas e modelo de integração. E sei que vivemos numa sociedade onde o confronto de ideias é cada vez menos tolerável. Gostarias de estar no teu cantinho a praxar e que ninguém dissesse nada. Que ficássemos todos, impávidos e serenos, a ver a barbárie entrar-nos pelos olhos a dentro.
    - Quinto, o discurso acima, mesmo que seja "no gozo", torna normal um tipo de discurso inerentemente autoritário e intimidatório. Também compreendo que seja difícil perceber que alguém, como eu e muitos outros felizmente, ache uma aberração a forma como tu dizes as coisas pois para ti já é normal lidares assim com as pessoas e que se calhar só faz parte de um papel que representas na praxe. Mas isso é que é assustador na praxe - o já ser "normal".
    - Sexto, e se calhar repetindo um pouco, a praxe tem também um carácter segregacionista, corporativo e elitista. Segrega quem quer ser praxado de quem não quer, de quem até nem queria muito ser praxado mas foi na onda, de quem jamais gostaria de ser praxado mas para não perder a oportunidade de conhecer alguém até foi praxado. Separa as pessoas em cursos, anos, faculdades e cidades diferentes, fomentando uma rivalidade absurda que já originou, por várias vezes confrontos entres estudantes (temos algumas notícias neste blogue sobre isso). Separa também estudantes de professores, de investigadores, de funcionários e de todas as outras pessoas que frequentam a Universidade. Reservando, assim, o direito de integração, de festa de início de ano,..., apenas à elite que decidiu participar na praxe, privilegiando esses e apenas esses.
    O carácter corporativista e elitista vem da afirmação, através do traje e das práticas associadas, do estudante do ensino superior como pertencente a uma classe superior de pessoas (nomeadamente, às que conseguiram entrar na faculdade). Abstendo-se de questionar o porquê de apenas alguns conseguirem entrar.
    - Sétimo, tens a palavra.

    ResponderExcluir
  4. Doutores eu queria só deixar aqui um pedido... Na segunda feira, dia 15, ainda temos teste de IAP... Se fosse possivel adiar o inicio da semana de praxe para terça-feira os caloiros agradecem....

    ResponderExcluir
  5. So tenho uma coisa a dizer à serraleixo.... LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL... ah e mais uma coisa... sim, "nós os Doutores" e sim "nossos caloiros"

    ResponderExcluir
  6. criaturas de muy nobre academia, como têm exame dia 15, nao se sabe como, a praxe terá inicio dia 17 de novembro à hora do costume, e local de sempre.... bebam pouco durante este fim de semana...

    saudações académicas

    ResponderExcluir
  7. utilizámos de novo este texto, pelo menos uma parte, juntamente com outro semelhante, para postar no nosso blogue. espero que não se importem e que queiram continuar a contribuir para a discussão.
    cumprimentos
    http://blogdomata.blogspot.com/2010/11/retaliacao-na-praxe.html

    ResponderExcluir
  8. Caros doutores se quiserem podem começar a usar o fórum para deixar avisos sobre a praxe. A partir de agora o fórum ser muito usado por todos os caloiros.

    http://ap-um.umforum.net/

    ResponderExcluir